26/04/2009

Edição especial - pasta caseira


Sim, eu finalmente criei coragem de fazer massa caseira! Devo confessar que é mais trabalhoso e um pouco mais difícil de fazer do que a massa de torta fechada, mas ainda assim não é o fim do mundo, totalmente "fazível" se você tiver uma hora para ficar na cozinha e uma máquina de esticar e cortar a massa (fácil de achar e se for das manuais não é caro).
Mas devo alertar aos que desejam se aventurar também: não recomendado para quem acha que não vai ter tempo e paciência de fazer sempre, porque depois que você come uma pasta caseira, fresquíssima, que você mesma fez, comer macarrão de pacote fica inconcebível!

Talharim caseiro de espinafre

- 2 xícaras de farinha de trigo (e mais farinha para trabalhar a massa)
- 1 maço de espinafre
- 1 ovo

Como fazer passo-a-passo:

Ferva o espinafre em água com uma pitadinha de sal. Escorra e bata num processador de alimentos até virar um purê. Numa vasilha, bata ligeiramente o ovo e misture-o com o purê de espinafre. Coloque a farinha em uma tijela larga e funda, ou em uma superfície lisa e limpa. Faça um buraco no meio e acrescente o ovo batido com espinafre no buraco, com cuidado para não transbordar.



Vá misturando aos poucos o ovo com espinafre com a farinha das "paredes", para que a farinha vá sendo incorporada devagar. Acrescente mais farinha se necessário, até a massa desgrudar das mãos. No fim, vai virar uma bola de massa como na foto abaixo. Enrole em plástico e deixe descansando uns 20 minutos.



Prepare uma superfície para trabalhar com a massa. Cubra com papel toalha uma superfície lisa, polvilhe tudo - a área, a máquina e suas mãos - com farinha, e deixe a farinha sempre à mão, pois você vai usar bastante ainda. Divida a massa em duas partes e trabalhe uma por vez (mantendo a parte em que você não estiver trabalhando embrulhada em plástico para não secar). Estique a massa (com as mãos mesmo, ou um rolo se você tiver) e passe pela máquina na opção mais larga (na minha máquina é a 1).




Polvilhe a massa com farinha de trigo e dobre-a em três partes.




Passe novamente pela máquina na opção mais larga. Repita esse processo mais 9 vezes (sim, eu disse 9 vezes!). A partir daí a massa já estará boa para você começar a afiná-la. Vá diminuindo o número até chegar na espessura desejada. Se a folha de massa começar a ficar muito longa, corte-a no meio com uma faca bem afiada. Para fazer o talharim, eu afinei até o número 4 da minha máquina. Depois, é só passar as folhas de massa na parte de cortar da máquina.



Polvilhe ligeiramente a pasta cortada com semolina, para que ela não grude. Faça pequenos ninhos com cuidado e coloque-os numa forma. Como a massa é fresca, o cozimento é mais rápido, coisa de 5 minutos.




Também fiz uma massa normal, só de ovos. O processo é o mesmo, e a massa levou uma xícara de farinha, uma de semolina e três ovos ligeiramente batidos.

Receita do molho de portobello fresco com parmesão

- 1 cogumelo portobello fresco fatiado fino
- 1 caixinha de whipping cream, creme fraiche ou creme de leite fresco
- 1/4 de tablete de caldo de carne
- 2 col. de parmesão ralado
- 1 dente de alho amassado

Refogue o alho num fio de azeite. Junte o cogumelo e refogue bem até ele ficar molinho. Junte o creme de leite, caldo de carne e queijo. Misture na massa ainda quente.

2 comentários:

Paulinha Lima disse...

uuuuaaaaaauuuuuuuuuu
que orgulho minha flor!!!!!

Deveria estar estudando disse...

Ah, essa massa eu vou fazer, mas vou adaptar pq não tenho máquina. Meu pai tem, mas tenho preguiça. Depois te conto.