24/04/2009

Frango com quiabo, angu e tutu de feijão


Ainda bem que eu me arrisco na cozinha, porque não tem nada melhor para matar uma saudadezinha do Brasil do que cozinhar um prato típico, especialmente aqueles com gosto de casa da mamãe. Esse prato, que eu fiz para uma amiga minha mineira e o marido jantarem aqui em casa, tem que ser acompanhado por uma cachacinha e molho de pimenta para ficar completo. Para ficar perfeito mesmo, porém, só se eu tivesse ainda das pimentas biquinho que eu trouxe do Brasil...
(ps. A foto não ficou muito boa porque, com visita e com fome, eu não tive paciência de armar o "cenário" bonitinho.)

Frango com quiabo

- 500g de frango (peito e coxas - eu gosto sem pele)
- 1 dente de alho amassado com sal e uma pitada de pimenta-do-reino
- 1 col. de chá de açafrão (aquele amarelinho)
- 1 xíc. de cebolinha picada
- 1/2 cebola média fatiada
- 250g de quiabo (ou à gosto)

Tempere os pedaços de frango com o alho amassado e açafrão. Numa frigideira funda ou panela larga, refogue em uma pitada de azeite a cebola fatiada. Acrescente os pedaços de frango e refogue até dourar. Acrescente uma xícara de aguá e tampe a panela. Deixe cozinhando o frango por uns 15 minutos. Acrescente o quiabo (eu gosto de colocar inteiro, solta menos baba) e mais água se necessário. Tampe a panela novamente e deixe cozinhando em fogo baixo sem mexer até o frango e o quiabo ficarem bem macios. Acrescente a cebolinha e pronto.

Angu de milho

- 1 xícara de fubá
- 1 1/2 xícaras de água
- 1/4 de tablete de caldo de carne ou frango

Misture numa panela o fubá e a água até dissolver. Leve ao fogo mexendo sempre até ferver e engrossar. Acrescente o caldo de carne ou de frango, para dar um toque a mais de sabor. O ponto do angu depende do gosto, eu deixo um pouco mais firme, mas não o suficiente para cortar.

Tutu de feijão

- 2 xíc. de feijão marrom cozido com pouco caldo
- 1 dente de alho amassado
- 2 fatias de bacon picado bem pequeno

Usando um processador de alimentos, bata o feijão até formar um purê grosso. Numa panela, refogue o bacon. Escorra o óleo e acrescente o alho. Junte o purê de feijão e refogue mais um pouco. Pronto (fácil, né?)

Um comentário:

Paulinha Lima disse...

O MELHOR DE TUDO é quando você é convidado :-0. Tava realmente incrível!