11/12/2008

Torta de camarão e abóbora


A foto é de péssima qualidade, pois tive que usar um celular para registrar o resultado da torta (e rápido), antes que dela só sobrasse história. Foi a primeira vez que fiz uma torta fechada e fiquei surpresa com o quanto foi simples. Então fica minha experiência como conselho: não se intimide, fazer a massa é muito mais fácil do que pode parecer. E fica muito gostoso!


Torta de camarão e abóbora


para a massa:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 200 g de manteiga
- 1 col de sopa rasa de fermento em pó
- 5 col de sopa de leite
- 1 gema batida para pincelar

para o recheio:
- 500 g de abóbora cozida e amassada
- 500 g de camarão miúdo cozido
- 100 g de queijo mascarpone ou catupiry
- 1 dente de alho picadinho
- 1 col de sopa de cebola picadinha
- 1/3 xícara de salsa picadinha
- sal e pimenta-do-reino

Comece pela massa. Junte os ingredientes em uma vasilha, com exceção do leite. Vá misturando bem até formar uma farofa. Acrescente o leite e amasse bem, até ficar homogêneo e soltando das mãos. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar na geladeira por no mínimo 1 hora. Enquanto isso, faça o recheio.
Em uma panela, refogue em uma pitada de azeite a cebola e o alho. Junte o camarão e refogue um pouquinho mais. Junte a abóbora e tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino. Retire do fogo e acrescente o queijo, misturando bem.
Depois que a massa descansar, divida-a em três partes iguais. Separe duas partes para o fundo e uma para cobrir a torta. Abra a massa em uma superfície lisa e ligeiramente esfarinhada, usando um rolo. Forre uma forma quadrada ou redonda com os 2/3 da massa, recheie, e cubra com o restante da massa, apertando as beiradas para unir as duas partes da massa. Pincele com o ovo bem batido, para dar aquela cor amarelinha bonita. Leve ao forno médio (180-200) por cerca de 30 minutos. Espere esfriar um pouco para desenformar.

Um comentário:

Carol Nogueira disse...

Mas Gigi, você é uma chef de cozinha então!! Eu não conhecia esse seu lado ainda! Vou usar várias receitas pra fazer pros meus pequenos. Além de terem uma cara ótima, seus pratos são nutritivos!! :) Beijinho, Carol