29/03/2009

Bacalhau gratinado com molho branco



Aqui eu só acho bacalhau fresco, então imagina minha alegria quando vi um pacotinho de bacalhau "do nosso" lá no fundo do freezer da lojinha brasileira! Como os filezinhos eram fininhos e congelados (ai, dor!!), não tive a ousadia de prepará-los da maneira clássica, assados com muito azeite, pimentões, cebola, tomate e batatas. Mas vou dizer que essa alternativa foi fantástica, apesar de a aparência nas fotos não ter ficado muito boa.

Bacalhau gratinado com molho branco

- 500g de filé de bacalhau
- 2 batatas médias cortadas em rodelas
- 1 cebola grande fatiada
- azeite para untar

para o molho branco:
- 3 col de sopa de farinha de trigo
- 3 col de sopa de manteiga
- 3 xícaras de leite
- 1 col de chá de noz moscada
- 1/4 de tablete de caldo de carne
- 2 col de parmesão ralado

Dessalgue o bacalhau na véspera (se não ver, veja dica abaixo). Cozinhe as batatas ao dente no vapor. Prepare o molho branco:
numa panela funda e pequena (antiaderente de preferência), derreta a manteiga e junte a farinha de trigo. Mexa bem até que se torne uma bola soltando do fundo da panela (você pode acrescentar mais um pouco de manteiga ou de farinha se achar necessário). Vá juntando o leite bem aos poucos. Eu quero dizer realmente aos poucos, esse é o segredo para o molho branco não empelotar - muita paciência. Acrescente a noz moscada e o caldo de carne. Misture bem até ferver, continue mexendo até engrossar (uns 8 minutos). Acrescente o queijo, misture bem. Corrija o sal se necessário.
Unte uma travessa de vidro com o azeite. Arranje as batatas, o bacalhau e as cebolas por cima. Jogue o molho branco por cima de tudo. Leve ao forno altíssimo para gratinar, coisa de 15 minutos.

Nenhum comentário: