14/07/2009

Jantarzinho romântico

Dia desses foi meu aniversário de casamento, e eu fiz um jantarzinho em casa mesmo, para comemorar. Ficou bem gostoso, então aí vão as receitas:

Mesa - Eu sempre digo que estou até disposta a pagar um pouco mais caro se o restaurante capricha no ambiente, então para o meu jantarzinho não poderia ser diferente. Só que eu não tenho mesa de jantar, então tive que improvisar na mesa de centro mesmo. Bastaram umas flores, velas e champanhe para criar um clima gostoso.




Entrada - Shimeji na manteiga

Eu e meu marido amamos shimeji, aquele cogumelo pequeno e comprido que já é bem comum no Brasil principalmente em restaurantes japoneses. Aqui, apesar de a variedade de cogumelos ser incrível, ele é um pouco mais difícil de achar porque não é dos mais populares. A receita é super simples:

- 1 pacote de cogumelos shimeji marronzinhos (pode ser branco tmb, mas eu gosto mais do marrom)
- 1 col de chá de manteiga
- 1 col de sopa cheia de cebolinha picada (eu gosto de fazer pedaços mais compridos)
- 1 col de sopa de saque
- 1 col de sopa rasa de molho shoyo

É só aquecer a manteiga, juntar o shimeji e refogar por uns 5 minutinhos. Juntar o saque, cebolinha e shoyo e refogar mais um pouco até o caldo reduzir. Prontinho!




Prato principal: Truta assada com ervas, purê de mandioca com bacon e leite de coco, aspargos grelhados

Truta assada com ervas

Limpe uma truta grande e tempere com sal e pimenta do reino. "Recheie-a" com ervas diversas: alecrim, funcho, manjericão, sálvia, etc. Embrulhe a truta em papel alumínio e leve ao forno médio (230 C) por cerca de meia hora. Na hora de servir, tem um segredo: puxe a calda para separar uma das metades da truta e depois puxe novamente a calda para tirar a espinha toda de uma vez só.

Purê de mandioca com bacon e leite de coco

- 1 mandioca grande cozida com água e sal e amassada
- 1 col d sopa rasa de manteiga
- 1 col de sopa de crocs de bacon (bacon picadinho bem fino e levado à frigideira até ficar crocante, escorrido)
- 2-3 col de sopa de leite de coco
- sal à gosto

Derreta a manteiga em uma panela funda, acrescente a mandioca e os crocs de bacon, seguido do leite de coco e tempere à gosto. Facinho, né? Ficou uma delícia, segundo o Ri, o melhor purê que ele já comeu na vida (mas à essa altura já havíamos tomado um pouco de champanhe...)

Aspargos grelhados

Para os aspargos é ainda mais simples a receita: basta lavar de 6 a 8 aspargos verdes, tempera-los com sal e pimenta-do-reino e grelhar na frigideira anti-aderente (não precisa por nenhum tipo de óleo ou manteiga)




Sobremesa - Petit Gateau com sorvete de café e cerejas

*receita para dois (para mais pessoas, é só multiplicar)

- 50 g de chocolate meio amargo
- 2 col de sopa cheias de manteiga (ui! mas fazer o que, a receita é assim!!!)
- 1 ovo + 1 gema
- 1 col de sopa rasa de farinha de trigo
- 1 col de sopa rasa de açúcar

Derreta o chocolate e a manteiga. Bata o ovo e a gema com o açúcar e junte ao chocolate, misturando bem. Acrescente a farinha. Coloque a mistura numa forma de cupcake untada e leve ao forno (200 C) por 8 minutos - sério, 8 minutos! Eu acabei deixando mais porque não confiei que já estaria pronto e o miolo não ficou escorrendo... :-(
Servi com uma bola de sorvete de café (Haagen Dazs) e cerejas frescas descaroçadas.

Um comentário:

Pat disse...

Parabéns, Gi!
Pelo aniversário, pelo capricho e pelo talento.
Te amo.