14/07/2009

Lombinho assado com molho de cheiro verde, farofa de ovos e arroz com brócolis



Tem um restaurante em Brasília que eu gosto bastante e acho que praticamente todo brasiliense conhece: o Francisco. Eu simplesmente amo a farofa de ovos e o arroz com brócolis deles e como andava morrendo de saudades resolvi fazer aqui para acompanhar um lombinho assado. Claro que não ficou tão bom quanto o do Francisco, mas deu pro galho...

Lombinho Assado com molho de cheiro verde

- 1 lombinho de porco temperado com limão, azeite, alho, sal e pimenta-do-reino
- 1 col de chá de manteiga
- 1 xícara de água
- 2 col de sopa de vinho branco
- 1 xícara de cheiro verde (salsa, coentro, o que vc gostar) picadinho
- 1/2 tablete de caldo de legumes
- 1 col de chá de maizena dissolvida em 1/2 xícara de água

Tempere o lombinho e deixe descansar com os temperos por cerca de 1 hora. Leve ao forno baixo (180C) por aproximadamente 1 hora e meia (assim ele fica molhadinho e macio). Para o molho, derreta a manteiga e acrescente o cheiro verde, o vinho branco e o caldo de legumes. Junte a água e a maizena e misture bem até engrossar. Sirva o lombinho fatiado com o molho por cima.

Farofa de ovos

- 1 dente de alho picadinho
- 2 col de sopa de cebola picada bem miúdo
- 1 col de sopa de manteiga
- 1 ovo batido
- 2 col de sopa de farinha de mandioca

Numa frigideira funda, refogue o alho e a cebola na manteiga. Junte o ovo batido e misture como um ovo mexido até ficar quase bem cozido. Acrescente a farinha de mandioca e continue misturando bem, até a farinha dar uma ligeira tostada.

Arroz com brócolis

- 1 xícara de arroz
- 1 xícara de brócolis bem picadinho
- 1 dente de alho
- 1 col de chá rasa de azeite

Prepare o arroz normalmente. Em uma frigideira, refogue ligeiramente o brócolis com azeite e alho (3 minutinhos). Quando o arroz estiver quase cozido, junte o brócolis e misture bem. Mantenha no fogo baixo até o arroz terminar de cozinhar.

Nenhum comentário: