29/03/2009

Bacalhau gratinado com molho branco



Aqui eu só acho bacalhau fresco, então imagina minha alegria quando vi um pacotinho de bacalhau "do nosso" lá no fundo do freezer da lojinha brasileira! Como os filezinhos eram fininhos e congelados (ai, dor!!), não tive a ousadia de prepará-los da maneira clássica, assados com muito azeite, pimentões, cebola, tomate e batatas. Mas vou dizer que essa alternativa foi fantástica, apesar de a aparência nas fotos não ter ficado muito boa.

Bacalhau gratinado com molho branco

- 500g de filé de bacalhau
- 2 batatas médias cortadas em rodelas
- 1 cebola grande fatiada
- azeite para untar

para o molho branco:
- 3 col de sopa de farinha de trigo
- 3 col de sopa de manteiga
- 3 xícaras de leite
- 1 col de chá de noz moscada
- 1/4 de tablete de caldo de carne
- 2 col de parmesão ralado

Dessalgue o bacalhau na véspera (se não ver, veja dica abaixo). Cozinhe as batatas ao dente no vapor. Prepare o molho branco:
numa panela funda e pequena (antiaderente de preferência), derreta a manteiga e junte a farinha de trigo. Mexa bem até que se torne uma bola soltando do fundo da panela (você pode acrescentar mais um pouco de manteiga ou de farinha se achar necessário). Vá juntando o leite bem aos poucos. Eu quero dizer realmente aos poucos, esse é o segredo para o molho branco não empelotar - muita paciência. Acrescente a noz moscada e o caldo de carne. Misture bem até ferver, continue mexendo até engrossar (uns 8 minutos). Acrescente o queijo, misture bem. Corrija o sal se necessário.
Unte uma travessa de vidro com o azeite. Arranje as batatas, o bacalhau e as cebolas por cima. Jogue o molho branco por cima de tudo. Leve ao forno altíssimo para gratinar, coisa de 15 minutos.

22/03/2009

Salada de atum


Dia desses estava super atrasada e tinha exatos 15 minutos para almoçar, daí peguei o que achei na geladeira e improvisei essa salada, que ficou ótima. Boa pedida também para um jantar levinho.

Salada de Atum

- um punhado de alface picada
- palmito picado
- ervilhas
- atum
- salsa picadinha
- suco de limão
- azeite de oliva
- sal e pimenta-do-reino
- parmesão para ralar

Coloque tudo numa vasilha, tempere com o limão, azeite, sal e pimenta-do-reino. Rale um pouquinho de parmesão por cima de tudo.

08/03/2009

Hamburguer caseiro com manjericão fresco



Hamburguer caseiro com majericão fresco

- 400g de carne moída magra (dica: para os que não comem carne, é só substituir por outro tipo de carne moída: de soja, de frango, peru, etc.)
- 1 dente de alho picado o mais miúdo que você for capaz
- 1 xícara de cebola picada "invisível"
- 1/3 xícara de manjericão fresco picado
- 1 col. de chá de sal
- 1 col. de sopa de azeite
- 1 col. de chá de noz moscada ralada

Em uma vasilha, junte todos os ingredientes e misture bem. Forme os hamburgueres (eu gosto de fazê-los meio gordinhos e altos, porque gosto que fiquem ligeiramente mal-passados no miolo) e grelhe-os numa frigideira anti-aderente sem óleo. Uma dica gostosa é também colocar um pedaço de queijo por cima do hamburguer quando ele estiver quase pronto, para derreter. Hum... Aqui (sem o queijo) eu servi com purê de batatas e uma saladinha com molho básico de mostarda, limão, azeite e mel.
p.s. Adoro quando o prato fica assim, equilibrado: proteína, carboidrato e verdurinhas.

Salada morninha da Gi


Aqui em casa o pessoal - leia-se Ricardo - não é lá muito chegado no mundo maravilhoso dos vegetais, então quando uma salada é elogiada, merece entrar no hall das receitinhas.

Salada morninha da Gi

- 3-4 xícaras de folhas verdes. Aqui eu usei essa folha que eu não sei o nome em português mas aqui eles chamam de machê rosettes. Mas qualquer folha verde (de preferência escura e mais firme) cai bem.
- 1 batata média cortada em cubos pequenos
- 2 cenouras picadas em rodelas pequenas
- 1 ovo cozido (duro) picado
- 2 fatias de bacon picadas fininho
- 1 col. de chá de azeite de oliva
- 1 pitada de sal e pimenta-do-reino

Cozinhe no vapor a batata e a cenoura. Enquanto isso, faça o que eu chamo de "crocs de bacon": coloque o bacon picadinho em uma frigideira (sem nenhum tipo de óleo) e deixe refogar até ficar bem tostadinho. Escorra totalmente o óleo e deixe secar. O bacon fica bem crocante e sequinho, uma delícia para jogar por cima de uma massa ou salada.
Em uma vasilha de salada, junte as folhas, o ovo picadinho, o bacon e os legumes ainda mornos. Misture bem e tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino.

Frango Asiático Dez Minutos


Esse franguinho é daquelas receitas para se fazer nos dias em que você não quer perder mais de dez minutos na cozinha, mas ao mesmo tempo sente-se merecedora de algo melhor do que um miojo ou sopinha de envelope. Eu garanto que para faze-lo não se gasta mais do que os tais dez minutos, e fica uma delícia.

Frango Asiático Dez Minutos

- 1 peito de frango cortado em cubos
- 1 dente de alho amassado com um pouco de sal
- 1 xícara de cogumelos shitake frescos fatiados
- 1/2 cebola cortada em pedaços grandes
- algumas folhas frescas de majericão
-1 col. de sopa de molho de soja
- 2 col. de sopa de saquê
- 1 col. de chá de azeite

Tempere o frango com o alho amassado com sal. Numa panela ou frigideira funda, aqueça o azeite e refogue o frango. Acrescente os cogumelos e a cebola. Refogue em fogo alto até o frango dourar e a cebola e os cogumelos ficarem macios (cerca de cinco minutos). Acrescente o manjericão, molho de soja e saquê e misture bem. Pronto!

07/03/2009

Carré de Carneiro Persillade





Ganhei esse livro incrível de presente de aniversário de uma amiga minha francesa, a Celia.
Ele tem várias receitas clássicas francesas, pode apostar que vou testar todas! Comecei com o Carneiro Persillade. Apesar de carneiro não ser minha carne preferida, ficou m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o! Segue a receita (igual ao livro).

Carré de Carneiro Persillade

- 1 carré de carneiro, aproximadamente 600g
- 1 xícara de farelo de pão (bread crumbs)
- 3 col. de sopa de azeite
- 2 col. de sopa de caldo de frango
- 2 dentes de alho picados bem miúdo
- 3 col. de sopa de salsa picada bem miúdo
- sal e pimenta-do-reino à gosto

Pré aqueça o forno a 230 graus. Cubra os ossos do carneiro com papel alumínio, para não queimar. Coloque-o numa forma com a parte do osso virada para baixo, e asse por aproximadamente 25 minutos.
Numa vasilha, junte todos os outros ingredientes e misture bem, formando uma farofa. Retire o carneiro do forno (após os 25 minutos) e cubra a carne com essa mistura. Leve ao forno novamente na função grelhar (o mais quente possível) e deixe por mais 5 minutos aproximadamente. Corte os carrés ao longo do osso e sirva. Eu acompanhei com legumes na manteiga e purê de batatas.

06/03/2009

Camarões inteiros com pasta


Receita em homenagem à Pat, que elogiou os camarões. Aqui é um dos paraísos para quem curte camarão - além de Floripa e Fortaleza - porque além de você achar facilmente graúdos e fresquíssimos, ainda saem pelo preço de frango. Daí já viu, né? Presença constante no meu cardápio.

Camarões inteiros com pasta

- 500g de camarões cinza frescos, com cabeça
- limões para limpar/temperar
- sal, pimenta-do-reino, páprika, pimenta rosa, alecrim, tudo bem socado e misturado
- 1 col de chá de azeite de oliva

para a pasta

- linguine para 2 pessoas
- 2 tomates sem sementes picados
- 1 colher de sopa de alcaparras
- 1 dente de alho amassado com 1 pitada de sal
- 2 col de sopa de cebola picadinha

Limpe e tempere os camarões com o suco de limão e os temperos batidos. Enquanto isso, coloque a pasta para cozinhar na água com sal e azeite. Numa frigideira funda ou wok, aqueça o azeite e leve os camarões ao fogo inteiros, até ficarem rosados.
Escorra a massa e refogue na mesma panela o alho, cebola, tomate e alcaparras. Acrescente a massa novamente e misture bem para pegar os temperos (corriga o sal se necessário). Sirva com os camarões por cima.

01/03/2009

Carne assada com aspargos e batatas


Quando estou com preguiça de cozinhar, faço um assado. Não tem como ser mais fácil, basta escolher bons ingredientes, coloca-los numa forma e temperar com jeito, não tem erro.

Carne assada com aspargos e batatas

- 400g de filé ou alcatra ou qualquer outra carne para assado
- 6-8 aspargos verdes frescos
- 2 batatas médias cortadas em rodelas finas
- 1 cebola cortada em quartos
- 1 xícara de vinho branco
- pimenta-do-reino e alecrim para temperar
- 4-5 dentes de alho inteiros, sem casca
- 1 colher de sopa de sal grosso
- 1 colher de sopa de azeite

Forre uma forma com papel alumínio e distribua as batatas fatiadas, os aspargos, cebola e os dentes de alho. Em uma frigideira com uma pitada de azeite, grelhe a carne rapidamente dos dois lados em fogo alto. Retire-a e coloque-a na forma. Salpique por cima de tudo o sal grosso, pimenta-do-reino e alecrim. Jogue na frigideira o vinho e misture bem para que as raspinhas da carne sejam incorporadas. Derrame por cima da carne. Leve ao forno médio (200) por cerca de 25 minutos.

Camarões ao curry


Essa receita é facílima, para aqueles dias em que você não quer perder mais de cinco minutos cozinhando.

Camarões ao Curry

- 400g de camarões de tamanho médio
- 1 xícara de creme de leite fresco
- 1 colher de sopa de curry
- 1 dente de alho amassado com 1 pitada de sal
- 1/2 colher de sopa de azeite de oliva
- suco de 1 limão para limpar/temperar os camarões

Lave e tempere os camarões com limão. Em uma panela ou frigideira funda, refogue o alho no azeite. Acrescente os camarões e refogue até eles ficarem rosados (cerca de três minutos). Acrescente o curry e o creme de leite e misture bem. Sirva com arroz branco.