19/10/2008

Hamburguer segredinho + Polenta grelhada + Maionese sem maionese



Antes que digam que eu me mudei para os Estados Unidos e já estou fazendo hamburguer para o almoço, eu me defendo: eu sempre fiz hamburgueres! Afinal, acredito que são uma ótima opção de refeição gostosa e rápida, permitem várias variações e a carne moída merece um outro destino de vez em quando além do molho bolognesa.

Dicas:
Se você ainda não tem, compre hoje uma "panela" de bambu, para cozinhar no vapor (ver foto). Elas são perfeitas! Além de cozinharem muito mais rápido, preservam os nutrientes dos legumes.



Receitas:

Hamburguer segredinho

- 400 gramas de carne moída
- 1/2 pacote de sopa de cebola (o segredinho!)

Não poderia ser mais simples: misture bem a carne moída com a sopa de cebola, forme dois hamburgueres (eu gosto bem "gordinhos") e grelhe-os na frigideira anti-aderente (sem óleo). Fica uma delícia! Mas quando te perguntarem o segredo, não vai contar, hein?!

Polenta grelhada
- 3 col de sopa de polenta
- 2 xícaras de chá de água
- 1/2 cubo de caldo de carne

Misture a polenta com a água e o caldo de carne e leve ao fogo até ficar soltando da panela. Coloque numa forma quadrada e deixe esfriar. Depois de fria, corte em retângulos e grelhe. Ela deve ficar tostadinha por fora e cremosa por dentro. Se você conhece alguma marca boa de polenta pronta, mais fácil ainda, é só cortar os pedaços e grelhar!

Maionese sem maionese
- 1 cenoura picadinha
- 2 batatas pequenas picadinhas
- 1 col sopa de cebola picada miúdo
- 1 col sopa de azeitona picada (eu gosto recheada, pode ser com alho, anchovas, pimentão...)
- 1 ovo cozido

Cozinhe a cenoura, batata e cebola no vapor. Numa vasilha, misture tudo e tempere com sal, pimenta-do-reino e uma pitada de azeite de oliva. Como eu não gosto de maionese, eu uso o ovo cozido para dar aquela textura que estamos acostumados. É só picar o ovo bem miúdo e misturar bastante, a gema vai fazer o papel da maionese.

Nenhum comentário: