10/11/2008

Cozido com 1000 ervas e especiarias


O frio já está chegando aqui por essas bandas, e nada melhor para aquecer o corpo e a alma do que um cozido, daqueles bem cheirosos, que ficaram no fogão por horas. Esse aqui eu inventei hoje inspirada em dois outros parecidos: um que comi na casa de um casal amigo meu em Brasília e outro que uma amiga fez um dia desses e, segundo ela, é típico do sul da França. Ficou muito gostoso. Aí vai a receita:

Cozido com 1000 ervas e especiarias

- 300 g de carne para cozido picada em cubos
- 1 cebola média em pedaços grandes
- 2 tomates sem sementes em cubos grandes
- 1 dente de alho grande picado
- 1/4 col de chá de cada uma das seguintes especiarias / ervas secas: páprika, orégano, canela, sementes de coentro amassadas, noz moscada, pimenta do reino vermelha amassada, pimenta-do-reino preta, manjericão, manjerona, salsa, alecrim.
- 4 folhas de louro
- 1 punhado de alecrim e basil frescos
- 1 col de sopa de azeitonas verdes picadas
- 1 xícara de vinho tinto
- 2 xícaras de água


Refogue o alho e a cebola em uma pitada de azeite de oliva. Acrescente a carne e refogue bem. Junte as especiarias e sal a gosto. Junte o vinho tinto, a água, o tomate, o louro, as ervas frescas e as azeitonas. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo bem baixo por cerca de 2 horas, ou até a carne ficar bem macia. Sirva por cima de arroz branco, purê de batatas ou pasta.

Nenhum comentário: