09/11/2008

Risoto de aspargos e presunto de parma


Eu adoro risotos. Porque são versáteis e te permitem tranformar qualquer ingrediente-que-só-tem-um-restinho-na-geladeira em um prato digno de chef. Porque, para mim, se encaixam na categoria comida-conforto, quentinho, saboroso, aconchegante até. Porque é um prato perfeito para se fazer tomando um vinhozinho e batendo papo na cozinha.

Dicas:
- a base de qualquer risoto é cebola, arroz arbório, vinho branco seco e caldo de carne. Você faz disso o que quiser, basta acrescentar os ingredientes extras que a sua imaginação permitir.
- eu deixo o risoto descansar com um pano de prato entre a panela e a tampa. Isso ajuda a absorver o vapor de água que pode subir e evita que esse vapor condense e caia de volta em cima do risoto.

Risoto de aspargos e presunto de parma

- 1 xícara de arroz arbório
- 1/2 cebola picada invisível
- 2 col de manteiga (margarina não vale)
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 6 aspargos picados em rodelinhas pequenas
- 4 a 5 fatias de presunto de parma
- 4 col de queijo parmesão ralado
- 1/4 de cubo de caldo de carne

Derreta a manteiga e refogue a cebola. Junte o arroz e refogue por cerca de 3 minutos. Junte o vinho. Acrescente o caldo de carne e sal a gosto. Misture bem. A partir de aqui, vá mexendo sempre (sempre - é isso que ajuda a soltar o amido do arroz e deixa o risoto cremosinho) e acrescentando água sempre que necessário, até o arroz ficar no ponto. A hora de acrescentar os ingredientes que darão o nome do risoto (nesse caso, os aspargos e presunto de parma) depende do tempo de cozimento deles. Calcule para que eles fiquem al dente ao mesmo tempo em que o arroz. Quando o arroz estiver no ponto, desligue a panela e junte o queijo, misturando bem. Deixe a panela desligada e tampada por cerca de 5 minutos antes de servir.

Nenhum comentário: