09/11/2008

O bom e velho estrogonofe


O prato pode até ser russo, mas o Brasil apropriou-se e, como sempre, inventou moda e criou mil variações deliciosas. Eu adoro estrogonofe, porque é simples de fazer, gostoso e tem um jeitinho de comida da casa da minha mãe num dia de semana especial. Me lembra quando eu chegava da escola e falava, "hummm! estrogonofe, oba!".

Dicas:
- uma das coisas boas do estrogonofe é que ele é versátil. Pode-se fazer de filé, frango, camarão e até vegetariano - eu já fiz de shitake e de alho poró. Quando faço de camarão ou shitake, eu flambo com saquê ao invés de conhaque.
- é muito importante que o creme de leite seja fresco, pois assim pode-se deixar o molho ferver um pouco até ficar mais grossinho. O creme de leite de caixinha não fica legal depois de ferver.

Estrogonofe de Frango

- 1 peito de frango em tiras
- 1 cebola média em tiras
- 1 xícara de cogumelos paris (frescos ou em conserva) fatiados
- 1 caixa de creme de leite fresco
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sopa de molho de tomate
- 1 colher de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de conhaque
- sal a gosto, uma pitada de pimenta-do-reino

Em uma frigideira funda, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Junte o frango e refogue ligeiramente, temperando com sal e pimenta-do-reino. Acrescente o conhaque e deixe flambar. Junte os cogumelos e continue refogando até o frango ficar no ponto. Acrescente o creme de leite, mostarda e molho de tomate. Deixe o molho ferver um pouco, para dar uma engrossada. Sirva com arroz branco e batata palha. Hummm!

Um comentário:

Paulinha Lima disse...

FIZZZZZZZZZ!!! Um sucesso por aqui. Eba :-) Sou gourmandinha!