20/11/2008

Moussaka Light


A moussaka grega que eu conheço leva molho branco, além de batatas e beringela fritas. Fiz essa versão mais light e ficou ótima.

Moussaka Light

- 400 g de carne moída
- 1 dente de alho picadinho
- 3 folhas de louro
- 6 cravos
- 2 tomates picados sem sementes
- 2 xíc. de purê de batata
- 1 beringela grande cortada em fatias
- 4 col de queijo parmesão ralado

Cozinhe a beringela al dente. Em uma panela, refogue a carne moída com o alho, louro e cravos. Acrescente o tomate e deixe-o cozinhar até ficar com consistência de molho. Retire as folhas de louro e os cravos. Em uma forma untada com uma pitada de azeite de oliva, faça layers intercalando a beringela e a carne. Por cima de tudo, acrescente o purê de batatas. Jogue o parmesão por cima e leve ao forno médio por cerca de 20 minutos, ou até dourar ligeiramente.

15/11/2008

Esse tinto vale a pena - confiram...


Olá gente,

Hoje nossa conversa é rapidíssima, porque aqui no Brasil já é muito tarde e um soninho bem gostoso já bateu...
Mas acabei de tomar um vinho ma-ra-vi-lho-so com alguém muito especial e quero passar a sugestão para vocês.
Pampas Del Sur Reserve - Syrah - Safra 2006 - Mendonza - Argentina.
O vinho está super pronto: Macio, muito equilibrado, taninos "domados", finos, acidez/álcool na medida certa e em perfeita harmonia. Aromas maravilhosos que atiçam os sentidos. Elegante.
Acompanha com perfeição pratos de carne vermelha, especialmente ao ponto, frios como copa, carpaccio, queijos de média maturação, risotos escuros e massas com molho de tomate e queijo.
Dica:
Em Brasília/Brasil pode ser encontrado na Adega Santo Amaro-CLN 204, atrás do Bar Bedrok.
Excepcional relação custo/benefício.
Experimentem, vocês vão gostar.

Quase-fricassê de frango


Só não é um fricassê porque não leva catupiry. Mas é tão gostoso quanto. E também é bem prático e fácil de fazer, a única coisa que dá um pouco de trabalho é desfiar o frango, mas depois disso são 5 minutos.

Quase-fricassê de frango

- 1 peito de frango cozido e desfiado
- 1 dente de alho picadinho
- 1 pimentão pequeno fatiado fino
- 1 cebola pequena fatiada fina
- 4 fatias de bacon em tiras finas
- 3 col de parmesão ralado
- 1/2 xíc de molho de tomate
- 1/2 xíc de creme de leite fresco
- 1/2 xíc de batata palha

Refogue o bacon. Acrescente a cebola, o alho e o pimentão. Junte o frango desfiado e tempere com sal e pimenta-do-reino. Junte o molho de tomate e o creme de leite. Junte o parmesão. Deixe apurar um pouquinho. Jogue a batata palha por cima. Sirva com arroz branco. Fácil, né?

Beringela da Tia


A tia Lurdes não tem idéia de como a receita de beringela dela faz sucesso aqui. Eu faço sempre e é uma mão na roda para quando tem amigos em casa. Todo mundo pede a receita. Então aqui está:

Beringela da Tia

- 2 beringelas cortadas em pedaços pequenos
- 1/2 xícara de azeitonas (eu gosto recheadas com alho) fatiadas
- 1 cebola pequena cortada em fatias bem finas
- 2 col de azeite de oliva
- sal e pimenta-do-reino

Cozinhe a beringela em água e sal. Escorra-as e junte-as, numa vasilha, às azeitonas e cebola. Tempere com o azeite, sal e pimenta-do-reino.  Sirva com fatias de pão torrado. Guardada numa vasilha bem tampada na geladeira, ela fica boa por uns 4 dias, e o gosto fica melhor ainda no dia seguinte ao preparo.

13/11/2008

Valorizando os vinhos produzidos na própria região:

Aqui em Brasília amanheceu (finalmente!) um friozinho delicioso...bom pra deliciar-se com os prazeres da boa-mesa na companhia de vinho, é claro!
Falando de vinho, veio-me à mente algo importante que é oportuno colocar aqui: Muitas vezes, o vinho importado não é a melhor escolha.
Vejam bem, por mais qualidade que tenha um vinho francês, ou italiano, australiano, etc, temos que considerar que, vindo do outro lado do mundo ele precisou viajar para chegar à América, e vice-versa em relação aos vinhos americanos, se você está do outro lado do globo.
O vinho é uma bebida "viva", sensível, eu diria até que frágil. Carece de ser manuseado, transportado e armazenado com cuidado. Há de se evitar solavancos, vibrações, oscilações de temperatura, muita movimentação, enfim. Não é por mera convenção ou etiqueta que recomenda-se deixá-lo "descansar" antes de servir e não comprá-lo muito próximo da ocasião em que vai consumi-lo - chegar com ele em casa e abri-lo em seguida, jamais! Avalie então os efeitos de uma grande viagem para esse líquido tão precioso! Uma verdadeira "sessão de tortura" . E não para por aí, chegando ao destino ele será estocado, depois distribuido, redistribuido, etc, etc...
Não acaba por aí; ainda temos que pagar (indiretamente) por isso, justamente algo tão prejudicial ao vinho, paradoxalmente o encarece! E a isso ainda acrescente-se impostos de importação e a especulação do distribuidor! Ufa!! Chega!!
Considere agora que, se você optar por um produto de sua região, custará muitíssimo mais barato e ainda estará a salvo de tantas agressões. Isso em se tratando de vinho é determinante.
Não que se vá desvalorizar as verdadeiras maravilhas dos Bordeauxs, Borgonhas, Sauternes e outros, mas se você não tiver informações confiáveis sobre seu transporte, armazenamento e distribuição, não compre, principalmente se estiver barato (mal sinal nesse caso particular).
Quanto ao vinho regional, já parte em vantagem, por ser local e ainda apresenta, na maioria das vezes, excelente custo-benefício. Aqueles tipo "Premium", "Reserva Especial ou Gran Reserva" ou simplesmente "Gran..."e os tops de linha, geralmente "de guarda" podem estar até muito melhores que aqueles vindos de longe.
O ideal é procurar a orientação de um profissional, geralmente disponível nos restaurantes e lojas de vinho.
Pense nisso, informe-se, avalie e...boa degustação e bom apetite!

12/11/2008

E que tal acompanhar esse delicioso prato com um bom vinho?

Humm...vai ficar delicioso esse prato!
Então vamos aproveitar e tirar dele o máximo de prazer, tomando um bom vinho. Um vinho adequado aprimora o sabor da comida!
Experimente um Pinot Noir, servido a 14/15 graus, vai ficar divino. Pode-se tomar também um rosé (em alta) estruturado, que tenha estagiado em barrica de carvalho, ambos de safras de 3 a 5 anos atrás, pois vai estar pronto e muito longe de seu declínio, com todas as suas características e bouquet em evidência. Prefiro não especificar rótulos, porque isso vai depender do poder aquisitivo e preferência de quem vai degustá-lo, importa um bom custo-benefício.
Pra quem não gosta das uvas e tipos acima, vai bem também um Malbec Argentino ou um Sangiovese. Fuja daqueles muito estruturados, densos e envelhecidos, como os "Carmenères, Syrahs, Cabernets Sauvignons e os cortes de Bordeaux.
E lembre-se: Deixe os vinhos descansarem pelo menos 24 horas, em posição horizontal, antes de servir.

10/11/2008

Cozido com 1000 ervas e especiarias


O frio já está chegando aqui por essas bandas, e nada melhor para aquecer o corpo e a alma do que um cozido, daqueles bem cheirosos, que ficaram no fogão por horas. Esse aqui eu inventei hoje inspirada em dois outros parecidos: um que comi na casa de um casal amigo meu em Brasília e outro que uma amiga fez um dia desses e, segundo ela, é típico do sul da França. Ficou muito gostoso. Aí vai a receita:

Cozido com 1000 ervas e especiarias

- 300 g de carne para cozido picada em cubos
- 1 cebola média em pedaços grandes
- 2 tomates sem sementes em cubos grandes
- 1 dente de alho grande picado
- 1/4 col de chá de cada uma das seguintes especiarias / ervas secas: páprika, orégano, canela, sementes de coentro amassadas, noz moscada, pimenta do reino vermelha amassada, pimenta-do-reino preta, manjericão, manjerona, salsa, alecrim.
- 4 folhas de louro
- 1 punhado de alecrim e basil frescos
- 1 col de sopa de azeitonas verdes picadas
- 1 xícara de vinho tinto
- 2 xícaras de água


Refogue o alho e a cebola em uma pitada de azeite de oliva. Acrescente a carne e refogue bem. Junte as especiarias e sal a gosto. Junte o vinho tinto, a água, o tomate, o louro, as ervas frescas e as azeitonas. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo bem baixo por cerca de 2 horas, ou até a carne ficar bem macia. Sirva por cima de arroz branco, purê de batatas ou pasta.

Carne fatiada com bacon, brócolis, cenoura e ervas


Essa receita é boa por um motivo bem simples: só suja uma panela, mas garante proteínas e uma quantidade legal de legumes. Eu escrevi abaixo que os cogumelos são opcionais, mas na verdade tudo aqui é opcional. Se você tirar as ervas e o bacon e acrescentar um pouco de molho de soja, vc tem um prato da cozinha chinesa, e o princípio básico da cozinha chinesa se aplica perfeitamente à essa receita: junte numa panela qualquer tipo de carne (vermelha, frango, camarão), quaisquer legumes que lhe venham à mente (brócolis, cenoura, couve-flor, acelga, etc.), refogue bem e pronto!

Carne fatiada com bacon, brócolis, cenoura e ervas

- 300 gramas de maminha fatiada fino
- 4 fatias de bacon picado grande
- 1 dente de alho picadinho
- 1 cebola pequena em rodelas
- 1 cenoura média em rodelas
- 1 maço de brócolis picado
- 1/2 xícara de cogumelos fatiados (opcional)
- 1/2 xícara de ervas frescas picadas (salsa, basil, alecrim)
- sal a gosto

Em uma frigideira funda, refogue o bacon. Junte a carne, a cebola e o alho. Junte os legumes e os cogumelos. Abafe por cerca de 5 minutos, até os legumes ficarem al dente. Junte as ervas e refogue por mais uns 5 minutos.

Halibut na folha de bananeira



Essa receita é daquelas para impressionar. Contudo, é muito fácil de fazer.

Dicas: 
- se você puder temperar o peixe e deixá-lo já nas folhas de bananeira desde o dia anterior, o sabor fica ainda mais apurado.
- na falta de halibut, qualquer peixe branco de carne alta e sem espinhos tá valendo.

Halibut na folha de bananeira

- 4 folhas de bananeira largas
- 4 postas altas de halibut 
- suco de 2 limões e 2 limas
- 1 pedaço médio de gengibre em tiras finas
- 1 pimenta chilli em fatias finas (sem sementes)
- 1 punhado de salsa picadinha
- 1 xícara de leite de coco
- 3 a 4 cogumelos paris fatiados fininho
- 4 ramos de alecrim fresco
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Tempere o peixe com o suco dos limões, sal e pimenta-do-reino. Lave bem as folhas de bananeira e passe um pouquinho de azeite nelas. Coloque o peixe e cubra-o com todos os outros ingredientes (distribuídos entre as 4 postas). Embrulhe bem e prenda as folhas com o ramo de alecrim. Leve ao forno médio (180 graus) por cerca de 30 minutos. Sirva com arroz branco.

Cogumelos recheados com mascarpone e bacon


Esse cogumelo faz parte da categoria conhecida aqui como "finger food", ou seja, comidinhas que você pode pegar com as mãos e levar direto à boca. Eu comi algo parecido com isso no Thanksgiving do ano passado na casa de uma amiga nossa. A receita não era exatamente essa, mas, modéstia à parte, a minha versão ficou ainda melhor. É um ótimo petisco para um jantarzinho bacana ou reuniãozinha em casa.

Cogumelos Recheados com mascarpone e bacon

- 20 cogumelos crimini de tamanho médio
- 1 pote de queijo mascarpone (100g)
- 1 xícara de bacon picado bem miúdo
- uma pitada de pimenta-do-reino
- salsa crespa picadinha para decorar

Em uma vasilha, junte o queijo, o bacon picadinho e a pimenta-do-reino e misture bem. Retire os cabinhos dos cogumelos e recheie-os com a mistura. Leve ao forno em 150 graus por cerca de 30 minutos (observe se o queijo está gratinado por cima). Retire do forno e salpique a salsa picada.

Salada oriental


Inventei essa salada ao dar de cara com mini-folhas sortidas no supermercado. Fresquinha, saudável e com um gostinho de Asia. Hum...

Dica: pode-se acrescentar camarão miúdo cozido.

Salada Oriental

- 100 g de macarrão de arroz (aquele bem fininho e branco, conhecido como bifum)
- 4 xícaras de mini-folhas sortidas (agrião, rúcula, etc.)
- 1/3 xícara de hortelã picadinho
- 1/3 de xícara de basil picadinho (manjericão grandão)
- 1 pimenta chilli picada bem fininho (sem as sementes)
- 2 col de sopa de suco de limão
- 2 col de sopa de molho de soja
- 2 col de chá de óleo de gergelim
- 1 col de chá de azeite

Não poderia ser mais simples e rápido. Cozinhe o macarrão em água fervente por 3 minutos. Escorra com água fria. Numa vasilha, junto tudo e misture bem. Pronto!

Brocólis e aspargos frescos grelhados com molho de parmesão


Se na sua casa tem alguém que não curte muito o mundo dos vegetais, essa é uma boa receita para tentar mudar isso. Fica tão gostoso, que nem parece "legumes - eca", hehehe. Além disso é rapidíssimo de fazer.

Brócolis e aspargos grelhados com molho de parmesão

- 6 a 8 aspargos frescos
- 1 xícara de brócolis picado
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
- 1/2 xícara de creme de leite fresco
- 1 col de chá de azeite de oliva
- sal e pimenta do reino

Grelhe o brócolis e os aspargos na frigideira. Numa vasilha, misture bem todos os outros ingredientes. Sirva os legumes com o molho por cima. Acompanha qualquer carne, em especial grelhadas também (aqui eu servi com uma linguicinha.)

Spaguetti a Carbonara


Ovo e bacon, para mim pelo menos, é uma combinação perfeita, seja no café da manhã americano, na frittata espanhola ou na pasta italiana. Eu tento fazer meu carbonara o mais autêntico possível, com o ovo cru sem ir na frigideira. Aí vai a receita.

Dica: para não ficar muito gorduroso, eu faço o bacon (sem óleo, claro) em uma frigideira anti-aderente e depois de pronto, escorro todo o óleo que ele solta enquanto tosta. Vale até dar uma "enxugadinha" com papel toalha, para ficar ainda mais sequinho. Garanto que não prejudica o sabor e fica bem mais saudável.

Spaguetti a Carbonara

- 200 g de spaguetti grão duro
- 1 xícara de bacon picado
- 1 ovo
- 1 xícara de queijo parmesão
- pimenta-do-reino e sal a gosto

Cozinhe o macarrão e frite o bacon. Em uma vasilha média bata bem o ovo, com pimenta-do-reino e sal a gosto. Junte o queijo parmesão e bata mais. Quando o macarrão estiver al dente, passe-o para a frigideira com o bacon, deixando cair também um pouco da água do cozimento. Refogue ligeiramente (menos de 1 minuto, só até a água secar um pouco) e jogue na vasilha com o ovo batido e queijo. Misture bem. O ovo deve engrossar ligeiramente com o calor da pasta, mas não deverá ficar cozido. Esse é o ponto perfeito do carbonara. Buon appetito!

09/11/2008

Risoto de aspargos e presunto de parma


Eu adoro risotos. Porque são versáteis e te permitem tranformar qualquer ingrediente-que-só-tem-um-restinho-na-geladeira em um prato digno de chef. Porque, para mim, se encaixam na categoria comida-conforto, quentinho, saboroso, aconchegante até. Porque é um prato perfeito para se fazer tomando um vinhozinho e batendo papo na cozinha.

Dicas:
- a base de qualquer risoto é cebola, arroz arbório, vinho branco seco e caldo de carne. Você faz disso o que quiser, basta acrescentar os ingredientes extras que a sua imaginação permitir.
- eu deixo o risoto descansar com um pano de prato entre a panela e a tampa. Isso ajuda a absorver o vapor de água que pode subir e evita que esse vapor condense e caia de volta em cima do risoto.

Risoto de aspargos e presunto de parma

- 1 xícara de arroz arbório
- 1/2 cebola picada invisível
- 2 col de manteiga (margarina não vale)
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 6 aspargos picados em rodelinhas pequenas
- 4 a 5 fatias de presunto de parma
- 4 col de queijo parmesão ralado
- 1/4 de cubo de caldo de carne

Derreta a manteiga e refogue a cebola. Junte o arroz e refogue por cerca de 3 minutos. Junte o vinho. Acrescente o caldo de carne e sal a gosto. Misture bem. A partir de aqui, vá mexendo sempre (sempre - é isso que ajuda a soltar o amido do arroz e deixa o risoto cremosinho) e acrescentando água sempre que necessário, até o arroz ficar no ponto. A hora de acrescentar os ingredientes que darão o nome do risoto (nesse caso, os aspargos e presunto de parma) depende do tempo de cozimento deles. Calcule para que eles fiquem al dente ao mesmo tempo em que o arroz. Quando o arroz estiver no ponto, desligue a panela e junte o queijo, misturando bem. Deixe a panela desligada e tampada por cerca de 5 minutos antes de servir.

O bom e velho estrogonofe


O prato pode até ser russo, mas o Brasil apropriou-se e, como sempre, inventou moda e criou mil variações deliciosas. Eu adoro estrogonofe, porque é simples de fazer, gostoso e tem um jeitinho de comida da casa da minha mãe num dia de semana especial. Me lembra quando eu chegava da escola e falava, "hummm! estrogonofe, oba!".

Dicas:
- uma das coisas boas do estrogonofe é que ele é versátil. Pode-se fazer de filé, frango, camarão e até vegetariano - eu já fiz de shitake e de alho poró. Quando faço de camarão ou shitake, eu flambo com saquê ao invés de conhaque.
- é muito importante que o creme de leite seja fresco, pois assim pode-se deixar o molho ferver um pouco até ficar mais grossinho. O creme de leite de caixinha não fica legal depois de ferver.

Estrogonofe de Frango

- 1 peito de frango em tiras
- 1 cebola média em tiras
- 1 xícara de cogumelos paris (frescos ou em conserva) fatiados
- 1 caixa de creme de leite fresco
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sopa de molho de tomate
- 1 colher de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de conhaque
- sal a gosto, uma pitada de pimenta-do-reino

Em uma frigideira funda, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Junte o frango e refogue ligeiramente, temperando com sal e pimenta-do-reino. Acrescente o conhaque e deixe flambar. Junte os cogumelos e continue refogando até o frango ficar no ponto. Acrescente o creme de leite, mostarda e molho de tomate. Deixe o molho ferver um pouco, para dar uma engrossada. Sirva com arroz branco e batata palha. Hummm!